Imóveis sustentáveis: quais são os benefícios e como identificá-los - W Investments
Quer descobrir tudo sobre a sustentabilidade nas construções? Entenda as principais características, benefícios e certificações desses imóveis.
casas sustentáveis, sustentabilidade, imóveis sustentáveis, construções sustentáveis, certificações de sustentabilidade
2119
post-template-default,single,single-post,postid-2119,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.1,vc_responsive
 

Imóveis sustentáveis: quais são os benefícios e como identificá-los

Imóveis sustentáveis: quais são os benefícios e como identificá-los

O interesse por projetos sustentáveis cresce a cada dia, não só entre futuros moradores, mas também profissionais que se especializam nesta categoria de construção e contribuem para uma melhora significativa do meio ambiente e da qualidade de vida. 

Uma boa relação entre as pessoas e o meio ambiente, a redução de impactos no ecossistema e a valorização da natureza em contato com os moradores são alguns dos objetivos desses imóveis, sejam casas ou apartamentos. 

Tem curiosidade de saber quais são as estratégias mais utilizadas, seus principais benefícios e algumas das certificações que avaliam a sustentabilidade nos empreendimentos? Leia o post até o final!

Adeque o seu lar

Algumas tecnologias são grandes aliadas do meio ambiente e se tornaram essenciais em projetos e construções que se destacam como sustentáveis. Descubra quais são as melhores práticas e como cada uma delas funciona:

  • Captação de água da chuva: a água é armazenada em um reservatório para ser utilizada em atividades domésticas, como: nas máquinas de lavar roupas, vasos sanitários e até para a limpeza de ambientes.
  • Torneiras e chuveiros com temporizador: disponibilizam a quantidade ideal de água por um período de tempo sem que ocorra desperdício. 
  • Irrigação automatizada de floreiras: a água é distribuída de uma forma estratégica para evitar excessos. Permite cuidar das plantas com a atenção necessária, independentemente de mudanças climáticas ou da ausência de pessoas na casa. 
  • Iluminação natural: apostar em grandes janelas, vidraças e portas de vidro economiza energia e garante a presença do sol em boa parte do dia. Além de uma estética espetacular, isso contribui também para a saúde, pois mantém os cômodos arejados, estimula a produção de vitamina D, auxilia no equilíbrio emocional e diminui os níveis de estresse. 
  • Luzes de LED: oferecem maior qualidade na iluminação e, por isso, a quantidade de luzes necessárias é menor. Não utilizam elementos que prejudicam o meio ambiente em sua composição, têm maior tempo de vida útil e consomem menos energia do que as lâmpadas fluorescentes. 
  • Sistema fotovoltaico: transforma os raios de sol em energia elétrica por meio de painéis solares. Dessa forma, você conseguirá abastecer todos os seus eletrodomésticos sem gastar mais energia para isso. 
  • Jardins verticais: conhecidos por sua beleza, funcionam também como redutores de calor e de poluição, melhoram a qualidade do ar, proporcionam uma barreira acústica no local em que estão e, é claro, ajudam a relaxar!

O que você ganha com isso? 

Ajudar a natureza é sinônimo de ajudar a si mesmo! No entanto, existem outras vantagens que vão incentivá-lo(a) a adotar essas práticas e a buscar um refúgio moderno e, ao mesmo tempo, ecologicamente correto. 

A primeira delas diz respeito à sua qualidade de vida, que será beneficiada pela integração com a natureza, com um espaço residencial mais saudável e experiências únicas e relaxantes. 

Já a segunda reflete diretamente no seu bolso. É isso mesmo! O investimento realizado para montar ou se mudar para uma casa sustentável oferece recompensas em médio e longo prazo. No final do mês, você perceberá uma grande diferença no valor poupado. 

Certificações de qualidade

Para cada empreendimento construído, existem selos e certificações que avaliam o nível de sustentabilidade dos imóveis e o quanto eles contribuem para o seu bem-estar. Confira alguns dos mais conhecidos: 

GBC Brasil:
Responsável por avaliar construções que adotam práticas green building em suas instalações e oferecem serviços com responsabilidade socioambiental. As categorias contempladas são: implantação, eficiência energética, uso eficiente da água, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, requisitos sociais, inovação e projeto e créditos regionais. São, no total, 4 níveis para classificar os imóveis: Verde, Prata, Ouro e Platina. 

Um exemplo de construção com certificado GBC Brasil Casa é o Ícaro Jardins do Graciosa, da construtora AG7 Realty, na categoria Ouro. 

Fitwel:
É visto como um guia para o bem-estar e oferece cerca de 60 possíveis estratégias para os criadores dos projetos. É possível escolher quais delas seguir, mas, quanto maior o número de requisitos cumpridos, maior será a credibilidade da certificação. Seus principais pilares são: saúde comunitária, morbidade e absenteísmo, igualdade social para populações vulneráveis, atividade física, segurança dos ocupantes, sentimento de bem-estar e opções saudáveis de comida. 

O AGE360, outro lançamento da AG7 Realty, é o primeiro residencial do mundo a conquistar essa certificação. 

WELL:
A primeira do mundo a focar exclusivamente na saúde e no bem-estar dos ocupantes das edificações. Para conseguir a certificação, é necessário cumprir os requisitos de 7 categorias: ar, água, alimentação, iluminação, fitness, conforto e mente.

O PINAH, lançamento da Laguna, é o único residencial do Brasil a possuí-lo.  

Agora que você está por dentro de tudo o que envolve as construções sustentáveis, nós queremos saber: o que você faz para contribuir para o meio ambiente? Deixe sua resposta nos comentários!