25 ago Arquitetura de interiores: cinco opções para você considerar quando for escolher o seu novo lar
De todos os aspectos a serem considerados na hora de escolher um novo imóvel, seja para morar ou trabalhar, a arquitetura de interiores é um dos mais importantes. Afinal de contas, é o que definirá a personalidade do ambiente. Além da beleza, é preciso considerar a harmonia e a funcionalidade.
Para facilitar sua escolha, separamos aqui cinco estilos que estão em alta e suas características para você descobrir qual combina melhor com você.
Contemporâneo
Em sintonia com a própria época, o estilo contemporâneo, assim como a moda, está em constante transformação.
Tem origem no século XX e um dos seus objetivos era livrar os ambientes de adornos desnecessários, priorizando mais a funcionalidade do que a estética.
Nas composições e no mobiliário, destacam-se as linhas e as formas geométricas, com peças espaçosas e próximas ao chão.
Faz uso de cores neutras em paredes, texturas e papéis de parede, deixando os contrastes por conta dos tapetes e dos objetos, que normalmente têm cores vibrantes.
É perfeito para pessoas que valorizam mais a função do que a forma e para quem prefere ambientes com aspecto mais clean.
Industrial
Nascido em Nova York na década de 1960, quando galpões começaram a ser usados como residências e ser chamados de “lofts”.
Essa vertente estética tem como principais características a presença de pés-direitos altos e a valorização de elementos da estrutura aparente, sejam tijolos, tubulações, estruturas metálicas e, em muitos casos, lajes rústicas.
Por conta dos elementos, não é exagero dizer que o estilo industrial é a afirmação do rústico.
Graças à estética e ao uso de materiais quase sempre reaproveitados, o estilo tem um forte apelo sustentável, o que, combinado ao visual arrojado, torna-o um dos preferidos de quem prefere ambientes com um toque mais despojado.
Escandinavo
Como o próprio nome diz, esse estilo tem origem na região da Escandinávia, no norte europeu, mais especificamente na Dinamarca, na Suécia e na Noruega, países em que faz muito frio. A condição climática faz com que as pessoas saiam menos de casa e priorizem ambientes mais aconchegantes.
No que diz respeito às composições, há a predominância de tons pastéis e texturas neutras. Isso, aliado à preferência pelo uso de poucos móveis e à priorização da funcionalidade em vez da forma, gera certa semelhança com o minimalismo e o torna presente no conceito do estilo modernista.
Devido à sua origem e à tendência por escolhas mais voltadas ao equilíbrio, o estilo escandinavo acaba sendo muito utilizado por quem busca composições mais sóbrias, mas sem abrir mão do conforto e da personalidade.
Boêmio
Personalidade é a palavra que melhor define o estilo Boêmio — ou “Boho”, como também é conhecido. Com origem em Londres, caracteriza-se pela mistura de elementos que vão do clássico ao hippie, passando pelo romântico e pelo étnico, de forma a expressar liberdade e atitude.
As composições podem conter objetos pessoais, obras de arte, livros, lembranças de viagens e estampas variadas. Tudo com um aspecto quase casual, mas minuciosamente harmonioso.
Por conta da mistura de elementos e do despojamento das peças, é o estilo ideal para quem deseja uma decoração que expresse sentimentos e que, de alguma forma, ajude a contar um pouco da sua história de vida.
Provençal
Fruto da mistura entre o clássico e o rústico, teve origem na França como uma tentativa das classes menos favorecidas de adaptar o Rocaille, usado pela realeza da época, à sua realidade.
Na atualidade, o estilo tem forte influência de elementos mediterrâneos e se mescla a outras tendências na corrente que busca reviver essa estética.
Tem como principais características o uso de cores leves, listras e estampas florais, presentes em louças, paredes, estofados e tapetes. Os móveis possuem linhas e curvas suaves e detalhes entalhados em madeira.
Por possuir um ar retrô e ao mesmo trazer um toque contemporâneo, é uma escolha frequente dos apreciadores de um estilo clássico, mas que não abrem mão de elementos mais despojados.
Agora que você já viu um pouco mais sobre estilos de arquitetura que podem ser usados na sua decoração, chegou a hora de escolher o seu próximo imóvel. Visite nosso site e descubra uma variedade de empreendimentos espetaculares em Curitiba e região.